h1

Crônicas DBOF: Master Roshi

dezembro 28, 2008

Por: M. Barreto (equipe DBOF)

Quando um dos maiores atores do cinema oriental entra no projeto de filme, você diz “legal, vou ver” e com Dragonball não será diferente. Talvez para dar credibilidade, talvez para levar experiência ao filme, seja como for Chow Yun-fat é o grande ícone desse filme, com certeza a escolha de mais peso no live-action de Dragon Ball. Ele foi um dos primeiros a dar entrevistas falando de seu personagem e dizendo ter buscado inspiração lendo os mangas, realmente mostrou ser merecedor do título de “Mestre”

Embora possa se pensar ao contrário, Mestre kame, ou Master Roshi como está sendo divulgado (todavia Roshi quer dizer mestre em japonês, então seria algo como mestre mestre ou talvez mestre dos mestres, para quem gosta de inventar), é um personagem extremamente difícil de se adaptar ao mundo real, muito mais que Goku, Yamcha ou Bulma, por dois motivos: 1 – Sua aparência foi montada a partir do que se espera de um grande mestre de artes marciais, idoso e careca, misturada a suas marcas pessoais e elementos de descontração como o seu casco e sua camisa havaiana e os óculos escuros. o que o torna contraditório às vezes; 2 – Seu gosto nada convencional por garotas, inclusive por meninas menores.

A aparência de um senhor idoso, sábio, mas muito poderoso (imortalizado no cinema em Karatê Kid por Pat “Miagi” Morita) soa como um grande clichê em qualquer mídia, contudo ainda funciona. Mas Kame-senin não é um velho normal, ele possui paralisação do envelhecimento (juventude eterna?), o que talvez Akira Toriyama não tenha pensado antes de desenhar o personagem, descartando a possibilidade de sua aparência ser jovial, o que contrastaria com tanta experiência. Talvez tenha sido essa a visão que se teve para desenvolver o estilo de Master Roshi, no filme.

A camisa havaiana ainda está lá com uma foto de hentai estampando sua camisa interna, mas cadê o casco? Bem, como disse no filme ele é chamado de Master Roshi e não de Master kame ou Kame Roshi, então podemos supor que talvez este não seja mais o mestre das tartarugas. Como assim? No intuito de dar coerência interna ao filme e não ter que explicar a fonte do nome Kame (Tartaruga em japonês), eles suprimiram esse fato da estória como fizeram com tantos outros pontos, entretanto o símbolo da tartaruga continua no uniforme de Goku, gerando muitas duvidas quanto a existir Kame ou apenas Roshi. Além disso ele não será careca e não usará os óculos escuros (pelo menos não o tempo todo como no original), o que o leva a um descaracterização ainda maior.

Outro ponto alterado em sua caracterização foi sua perversão sexual que deve ter sido atenuada ao máximo, para que não haja restrições tanto do ponto de vista moral quanto ao público alvo, pois mesmo que o filme seja para maiores de 18 anos (o que não deve mesmo vir a ser), é certo que as crianças irão assistir ao filme em DVD. Nada melhor que fazer de Roshi apenas um tarado comum, e não um impulsivo sexual, como o próprio Yun-fat revelou.

Mas quanto às lutas parece não haver muitas surpresas ruins. Master Roshi ainda parece ser o deus das artes marciais que conhecemos e adoramos. Treinará Goku e o ensinará o Kame Hame Há, e ao que parece terá uma luta contra Lord Piccolo aonde o veremos utilizando toda a sua força lançando rajadas de ki e talvez utilizando o bastão mágico. Com um bom trabalho coreográfico e com experiência em filmes de ação do Senhor Yun Fat, suas lutas prometem ser as melhores do filme, com exceção é claro da luta batalha final entre os protagonistas, Goku e Piccolo.

Em suma, Chow “Roshi” Yun Fat será um ator/personagem chave neste filme. Muito embora esteja descaracterizado fisicamente em relação ao original, tem o potencial para drenar a essência do personagem de uma forma, levando o nosso querido mestre em grande estilo para a tela grande.

Parte 3/9
Para ler as outras partes clique aqui!
Próximo Capítulo: Bulma

Anúncios

3 comentários

  1. Uma coisa desde quando ouvi falar em Chow Yun-fat como o nosso querido Mestre Kame, tinha uma coisa me falando que não teríamos na telona o velhinho, barbudo, careca e pervertido do manga/anime, mas como sou fã do grande Chow Yun-fat eterno Li Mu Bai de O Tigre e o Dragão, fiquei muito feliz com o nome dele para ser o Mestre kame!!!

    Uma coisa eu sei, ele vai roubar a cena no filme e depois de DBE ele vai ser o eterno Mestre Kame!!!

    MAIS UMA VEZ, PARABÉNS MAURÍCIO!!!


  2. Uma coisa eu sei, ele vai roubar a cena no filme e depois de DBE ele vai ser o eterno Mestre Kame!!![2]


  3. Continuem com as crónicas, pois são das mais sensatas e coerentes(e no meu entender das mais acertadas) que tenho lido pela internet. Só é pena é haver um tempo tão grande entre elas…



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: